Inteligência Emocional (QE) é uma parte fascinante de quem somos. Mas, você sabia que até hoje o tema Inteligência Emocional é uma área do cérebro que tem sido largamente ignorado por cientistas e especialistas em saúde? No entanto, a Inteligência Emocional é realmente uma função cerebral extremamente importante!
Sem o controle emocional, as pessoas são incapazes de expressar emoções de forma adequada, ler as emoções de outras pessoas, e tomar decisões em conformidade. Pode parecer simples, mas é realmente muito complicado para a grande maioria das pessoas controlar esta área do seu cérebro. Imagine o quão melhor o mundo poderia ser se fôssemos todos ótimos em expressar nossas emoções e reconhecer emoções dos outros! É claro que a paz mundial estaria no topo da nossa lista, mas até as relações familiares seriam afetadas e melhor ainda seria em nossa convivência no trabalho.
Se você ainda está se perguntando sobre o importante papel da Inteligência Emocional, tome como exemplo o efeito que as lesões de esportes de alto impacto pode ter em seu cérebro. O boxe é um bom exemplo. A maioria de nós imagina que lesões cerebrais em lutadores são puramente cognitivas, como memória fraca ou até mesmo demência. No entanto, uma descoberta recente mostra que o fator de ter uma luta próxima, assume o seu controle emocional e isso afeta o funcionamento cerebral diariamente. Históricos de violência, abuso e depressão acabam se tornando comuns, e a dificuldade no controle emocional tem muito a ver com isso.
Faça um Teste de QE – Inteligência Emocional e descubra mais sobre você!
Então, como você pode preparar seu cérebro para controle emocional mais forte e inteligente?
Recomenda-se o controle emocional como uma perseguição ao longo da vida e devemos mesmo começar bem cedo aos seis anos de idade se possível. Quanto mais jovem começar, melhor. Seis e Sete anos não é jovem demais para começar a fazer essas coisas. A saúde do cérebro deve ser perseguição ao longo da vida. O cérebro não sabe quantos anos tem ele só quer ser estimulada.
Preste atenção no corpo. Em vez de ignorar os sinais físicos das emoções, comece a ouvi-los. Nossas mentes não são desconectadas do corpo, eles se afetam profundamente. Você pode desenvolver o QE aprendendo a ler as dicas que o corpo dá sobre as emoções que está sentindo.
Observe como as emoções e os comportamento estão ligados. Quando sente emoções fortes, como você reage? Afine a sincronia com as respostas intuitivas a situações vividas diariamente, em vez de reagir sem reflexão.
Respiroterapia e meditação podem ser um forte aliado para uma melhor inteligência emocional.
Referências: Fit Brain, wikiHow
gostei muito do post. queria que mais pessoas discutissem essas questões pq só eu sei como os meus conflitos internos afetam o meu corpo.
gostei do teste