Localizadas no sul do Peru, as Linhas de Nazca são desenhos sulcados no solo que revelam imensas figuras geométricas, linhas que seguem por vários quilômetros, espirais e vários desenhos de animais e figuras humanas, medindo centenas de metros, e nos fazem questionar: Como e quem, há milhares de anos atrás, as desenhou, se a única forma de visualizá-las é a 300 metros de altura? Quais eram as intenções de quem as fez?
Existem inúmeras teorias para o surgimento dessas linhas, mas os pesquisadores não possuem uma resposta definitiva para o feito. Muitos acreditam que alienígenas estejam envolvidos, afirmando que o povo da época não era suficientemente inteligente e nem tinham as ferramentas adequadas para realizar os desenhos. Mas o mais provável é que foram os próprios Nazca quem desenharam as linhas. Há teses que sustentam que elas serviam para fazer corridas a pé, que serviam de calendário (até porque foram identificados nos desenhos alinhamentos astronômicos) ou tinham propósitos religiosos.
Os desenhos permaneceram intactos por muito tempo, devido ao fato da superfície do deserto ser de pedra e o solo sendo escuro absorve mais calor, protegendo os desenhos dos ventos e erosão.
Segue abaixo um breve documentário a respeito das Linhas de Nazca.
Veja pelo google maps
Exibir mapa ampliado