meditação melhora o cérebro

Meditar ou orar faz seu cérebro funcionar melhor

O fim e inicio de ano são épocas de encontros familiares, presentes, compras, que normalmente vem com um sentimento elevado de ansiedade. É uma época maravilhosa do ano, mas é quase 30 dias que nós associamos também ao descanso e relaxamento. Durante este tempo é importante lembrar que seu cérebro precisa de equilíbrio e paz interior para mantê-lo funcionando no seu melhor.


Embora seja bom estar sempre “exercitando” o seu cérebro, assim como o seu corpo, seu cérebro também precisa de períodos de descanso para recarregar. Isso ocorre porque o estresse crônico é ruim para a saúde do seu cérebro, então paz e tranquilidade ajudam a reduzir o estresse e a ansiedade.


Os neurocientistas estão agora explorando duas formas religiosas e não-religiosas de espiritualidade e como eles afetam o cérebro. Praticar meditação pode ajudar a reduzir a depressão, ansiedade e stress, e pesquisadores da Universidade Thomas Jefferson, na Filadélfia descobriram que a meditação pode melhorar ainda especificamente a memória e a concentração (Blumberg, 2014).


Além de práticas espirituais, como a meditação, aqui estão algumas outras dicas para aliviar a ansiedade e encontrar a paz interior e equilíbrio que seu cérebro precisa.



  • Envolver-se em oração diária e / ou praticar o perdão completo

  • Envolver-se em respiração profunda (5 min. 3 vezes ao dia)

  • Concentre-se em repetir idéias positivas

  • Praticar ioga

  • Envolver-se em relaxamento muscular progressivo por dia durante 10 minutos (é bastante simples. Primeiro você deliberadamente tensiona seus músculos e então simplesmente relaxe os).

  • O relaxamento muscular é ainda mais eficaz se você emparelhá-lo com técnicas de visualização de imagens! (criar uma imagem mental de um ambiente de paz e tranquilidade)

  • Dê-se 30 minutos por dia para parar e estar em repouso


E você, quais são as suas técnicas favoritas para reduzir o stress e ansiedade durante este tempo do ano? Compartilhe seus comentários com a gente!



Tags: , , ,
1 Comentário
  1. JUNIOR ALVES disse:

    EU FAÇO ORAÇÃO, MEDITAÇÃO HÁ UNS QUATRO ANOS, TEM ME AJUDADO MUITO NO MEU EQUILÍBRIO. EU CONFIRMO!

Deixe o seu comentário!