Consumir açúcar reduz sua memória e até o volume do seu cérebro.

Estudo aplicado no instituto Framingham Heart Study aponta que o açúcar está ligado a doenças como Alzheimer, falhas na memória e até redução de volume cerebral em algumas áreas. Os estudos demonstraram evidências bastante convincentes de que tanto o açúcar quanto corantes artificiais podem ser danosos ao cérebro humano, tendo ligação com maior risco de AVC e demência.


O primeiro estudo foi da Faculdade de Medicina da Universidade de Boston que monitorou mais de 4.200 pessoas, testando a memória, a cognição e o volume cerebral através de ressonância magnética. Além disso os participantes preencheram questionários sobre sua alimentação, incluindo consumo de bebidas açucaradas.


Bebidas açucaradas danificam a memória.


Descobriu-se que as pessoas que consumiam bebidas mais adoçadas tinham memória mais fraca e reduziram o volume geral de cérebro (particularmente no hipocampo), em comparação com pessoas que não bebiam bebidas açucaradas.


Os pesquisadores calcularam também que 1 a 2 bebidas açucaradas por dia estava associada a 1,6 anos de envelhecimento cerebral; Mais de duas bebidas por dia foi associada a dois anos extras de envelhecimento. Para a memória, a associação foi ainda pior: 1 a 2 bebidas açucaradas por dia corresponderam a 5,8 anos, mais de 2 bebidas por dia corresponde a 11 anos de envelhecimento cerebral.


O outro estudo, também usando dados dos participantes de Framingham, constatou que quem bebia ao menos 1 bebida artificialmente açucarada por dia era 3 vezes mais propensos a desenvolver acidente vascular cerebral e quase três vezes mais propensos a desenvolver a doença de Alzheimer.


A conclusão é que o açúcar é tão ruim para o cérebro como para outros órgãos, talvez pior. Considerando que o cérebro esta ligado a tudo, especialmente aqueles que nos fazem quem somos; memória, empatia, emoção, não é uma boa ideia mexer com ele consumindo as coisas erradas. Depois que os pesquisadores descobriram que o açúcar não é saudável, mudamos para adoçantes artificiais, agora sabemos que eles também não ajudam muito. Então até que a ciência descubra uma maneira segura de adoçar líquidos, melhor seguirmos uma dieta com menos teor em açúcar.



Tags: ,
2 Comentários
  1. Antonia disse:

    Quero passar muito em um concurso mas esqueço rápido das coisas

  2. Sonia disse:

    Gostaria de receber mais informações por e-mail

Deixe o seu comentário!